Cozinhando

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais sabor com ervas e especiarias


Por Fabiana Borrego

Você pode dar um sabor todo especial em suas preparações utilizando as ervas e as especiarias, deixando de lado os temperos prontos, que são repletos de gordura saturada e sódio, trazendo pra você uma alimentação mais saudável.

Cebola e alho: são básicos e essenciais. A cebola roxa pode ser usada para dar mais cor e sabor.

Especiarias e condimentos: Dão sabor e cor. Exemplos: páprica (varia de picante a doce), cominho, açafrão (cor e frescor), coentro em pó (sabor único), orégano, gengibre, mostarda, pimenta caiena em pó (bem picante) e aposte também nos sais já temperados com ervas que são maravilhosos.

Ervas: hortelã, alecrim, salsa, cebolinha e coentro. Livre-se do preconceito de não utilizar determinadas ervas, pois agregam muita cor, aroma e sabor, além se ser um ótimo substituto do sal, para que tem pressão alta.

Pimentas: frescas ou secas, dão sabor picante.

Cogumelos secos: quando ensopados em água quente, fazem um ótimo caldo, que pode ser utilizado para fazer diversos tipos de molho.

Gengibre: pode ser descascado, fatiado ou amassado com o auxilio do martelo de cozinha. Dá sabor picante e um aroma único.

Tomate seco e azeitona: dão sabor característico e garantem a diferenciação do prato, só é contra indicado para que sofre de hipertensão arterial.

Vegetais: trazem cor, sabor, textura e contribuem para uma refeição mais nutritiva.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...