Cozinhando

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alimentos funcionais



São alimentos que além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte de sua dieta usual, produzem efeitos metabólicos e/ou efeitos benéficos à saúde.

Os alimentos funcionais possuem ações determinantes na promoção da saúde e prevenção de doenças, entretanto, os alimentos funcionais sozinhos não podem garantir a boa saúde, eles podem melhorar a saúde quando parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes.

Com eles é possível prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Conheça alguns dos alimentos funcionais e suas propriedades:

Soja
Possui uma substância chamada fitoesterol, que pode prevenir a osteoporose, o câncer de mama, de próstata e de cólon. Os fitoesteróis amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol.

Tomate
Esse alimento é rico em uma substância antioxidante famosa, o licopeno, que previne comprovadamente o câncer de próstata, mas para a substância ter sua função melhorada, é importante cozinhar o tomate.


Repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, couve e brócolis
A substância super poderosa presente nesses alimentos é a glicosinolatos, que promove a desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação de agentes formadores de células cancerígenas.

Alho
A aliina, que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estomago e fígado, além de diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Além de dar uma boa estimulada no sistema imunológico, devido ao compostos sulfúricos.

Frutas cítricas
Frutas ricas em vitamina C, poderoso antioxidante, além de possuírem substâncias chamadas de limonóides e terpenos que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação do câncer.

Chá verde e branco
Ricos em catequina, que inibe principalmente o desenvolvimento de câncer de mama.

Uvas e vinho tinto
A casca da uva (e por isso o vinho) contém compostos fenólicos, resveratrol e quercentina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose. Claro que o vinho deve ser consumido com moderação, recomenda-se um cálice por dia.

Cereais
Os melhores são os integrais, pois são ricos em fibras, carotenoides, tocoferóis, selênio e fenóis. E graças a todas essas substâncias, os cereais têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir a incidência de câncer no tratogastrointestinal.

Verduras e folhas em geral, sementes, cascas e talos de hortaliças
Ricos em fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento do transito intestinal e reduzem a incidência de câncer nesses órgãos.

Leite e derivados
Ricos em cálcio que previnem a osteoporose e o câncer de cólon. Sem contar os leites fermentados e alguns tipos de queijo, que são considerados probióticos, que agem sobre a microbiota intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e o trânsito intestinal.

Peixe e óleo de peixe
Contém ácidos-graxos ômega-3 que diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, a aterosclerose e doenças inflamatórias.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...