Cozinhando

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diet e light: você sabe a diferença?!

Por Fabiana Borrego

Muitos consumidores hoje em dia ainda não sabem a diferença entre diet e light, o que é bem preocupante, pois um diabético pode achar que qualquer produto que tenha em seu rótulo estampado a palavra diet, seja isento de açúcar, quando na verdade ele pode ser diet simplesmente por não conter sal.
Entenda a diferença:
Light: Apresenta uma quantidade menor de algum ingrediente, como açúcar ou gordura. Essa redução costuma diminuir também a quantidade de calorias. Para grupos populacionais saudáveis.
Diet: é aquele que sofreu a retirada ou a substituição total de um dos seus componentes. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar na receita, mas é bem mais gorduroso e consequentemente mais calórico que os convencionais. A gordura é acrescida para dar sabor, já que existe a falta de açúcar e substituição por edulcorantes (adoçantes). Para grupos populacionais com necessidades especiais.
Clafoutis de Cereja
Rendimento: 10 porções
Valor calórico light: 75,24 Kcal
Valor calórico normal: 150 Kcal

Ingredientes
1 xícara (chá) de leite longa vida desnatado
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de frutose
4 ovos 
3 colheres (sopa) de margarina light derretida 
300 g de cerejas-secas sem sementes

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Peneire em uma tigela a farinha de trigo com o açúcar. Reserve. Em outra tigela coloque os ovos, o leite e 2 colheres (sopa) de manteiga derretida. Bata com um batedor manual por 2 minutos. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos peneirados, misturando até obter uma massa homogênea e lisa, mas não bata. Unte com a manteiga restante uma tarteira baixa (20 cm de diâmetro). Forre-a com as cerejas e em seguida despeje o creme. Leve ao forno por 25 minutos ou até ficar firme e dourado. Retire do forno. Se preferir, polvilhe o açúcar refinado e sirva em seguida.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...