A palavra chave é cálcio. O mineral, encontrado em doses fartas no leite e seus derivados, serve de matéria-prima para a constituição de todos os ossos do corpo, participando das renovações periódicas do esqueleto.
O nutriente é fundamental na infância e adolescência, período em que 90% da massa óssea é construída. Assim, uma criança que ingere quantidades adequadas de cálcio pode prevenir problemas que só apareceriam na idade adulta. Também é preciso caprichar em alimentos ricos no mineral durante a gravidez e na terceira idade, quando o risco de osteoporose aumenta demais.
Aposte nas fontes de cálcio
Ao contrário do que muita gente pensa, não é só no leite e em seus derivados que se encontra esse precioso mineral. Ele também está presente nos vegetais, sobretudo os de folha verde-escura (couve, espinafre, brócolis, etc), e nos peixes como sardinha, salmão e o bacalhau. Mas é bom evitar combiná-los com alimentos ricos em fibras. Embora benéficas para o intestino e para o coração, elas prejudicam a absorção do cálcio. A cafeína também atrapalha, portanto não ultrapasse o limite de 5 xícaras de café por dia. Outro inimigo do cálcio é o excesso de proteína, que contribui para o aumento da excreção do mineral.
Alimentos ricos em cálcio:
- Acelga
- Amêndoa
- Brócolis
- Leite e derivados
- Açai
- Gergelim
- Couve
- Espinafre
- Folhas de beterraba
- Folhas de mostarda
- Folhas de nabo
- Tofu
- Sardinha
Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br
1 comentários:
Ola muito legal seu blog, vou compartilhar umas receitinhas sempre que possivel, parabens!! Abracos Aline tonin
Postar um comentário