Cozinhando

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Panetone Sem Glúten


A colaboradora de hoje aqui no Cozinhando é a Silvia Kawaguti, que há muitos anos prepara panetone em casa, pois em Toyohashi, cidade japonesa onde ela mora, é muito caro por ser importado do Brasil. Para Silvia, fazer em casa é vantajoso porque dá para escolher o recheio, além de ser bem mais barato e sem conservantes.
Mas esse ano o desafio foi prepará-lo sem glúten, sem perder o sabor, para garantir essa delícia no Natal. Nossa colaboradora testou e deu certo!
E você, vai também fazer o seu? Use sua criatividade, enfeite bem bonito e deixe seu Natal bem colorido! Não esqueça de me contar depois!!!



Por Silvia Kawaguti

Panetone Não Contém Glúten

Ingredientes:

360g de farinha de arroz
180g de fécula de batata
60g de maisena
60g de polvilho doce
3 colheres de café de goma xantana
150g de açúcar
5 ovos
250g de margarina ou manteiga amolecida (usei margarina, mas costumo usar manteiga)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa rasas de fermento biológico em pó
1/2 colher de chá de essência de panetone (se necessário coloque um pouco mais)
Raspas de limão ou essência de laranja ou limão
Frutas cristalizadas, castanhas picadas ou chocolate picado

Modo de Preparo:

Faça a esponja:
Na vasilha em que for fazer a massa, coloque o fermento, 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de fécula de batata e acrescente um pouco de água morna até dissolver bem todos os ingredientes. Tampe e deixe o fermento reagir em um lugar aquecido.
Enquanto isso, pegue um saco plástico (desses que fecham) e coloque as farinhas e a goma xantana e misture bem.


Depois do fermento estar pronto, coloque na vasilha os demais ingredientes, menos as frutas e a farinha. Misture bem e aos poucos vá acrescentando a farinha. A consistência ideal é de uma massa firme, como a de um pão. Acrescente o recheio e encorpore à massa.

Acomode a massa nas formas de panetone (apoiadas em uma forma) ou em uma assadeira redonda e alta.

Não encha até a boca, pois a massa vai crescer.

Como aqui é outono e está bem friozinho, eu coloco a forma dentro do forno com uma panelinha com água fervendo e deixo fechado. O tempo de crescimento varia de 3 a 4 horas. De hora em hora eu fervo a água e devolvo no forno, para ficar bem aquecido

Pincele uma gema antes de levar ao forno. Eu pincelei um pouco de margarina junto para não ficar tão ressecado. O forno não precisa estar pré-aquecido.
O tempo varia de acordo com o tamanho da forma, podendo demorar até duas horas. Se começar a dourar o topo tem que reduzir a temperatura do forno para assar por completo. Espete com um palito ou com um espeto para churrasco, caso a forma seja funda, e se sair sequinho, aí sim está pronto!


Silvia Kawaguti

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sílvia eu tentei fazer o panetone, mas ele ficou duro e não cresceu muito, eu acho que foi o tempo de descanço, pois deixei apenas 1 hora, será que influência muito na textura o tempo de descanso? Help me please!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...